jeudi 8 juillet 2010

Cozinha tradicional Portuguesa

Paris – 30/02/2009 - Estou cheio de receber e-mails a dizer, com fartura de exemplos, que na nossa terra tudo vai mal. Que as decisões do Governo são sempre más, que só os “amigos” é que têm bons empregos, que ganham rios de dinheiro sem fazer nada etc. etc. Só ninguém se queixa de falta de falta de liberdade, nem de liberdade de expressão... não podia ser, senão estavam todos calados.
Este lauto banquete onde todos os pratos são exclusivamente temperados com vinagre, fez-me lembrar o que li há muitos anos...
No tempo dos Descobrimentos, o País ia mal, foi preciso procurar fortuna aos quatro cantos do Mundo. Construíram-se Caravelas e para as abastecer embarcou-se toda a carne de vaca, deixando em terra só as tripas. Os nossos antepassados, corajosos e positivos, inventaram... as tripas à moda do Porto, hoje prato de referência da nossa excelente culinária.
Agora quando não há dinheiro para bifes é porque o país está num caos, é mentira! Como sempre, enquanto que uns não têm dinheiro para bifes, outros comem vacas inteiras; mas gritam que o país está na miséria e que a culpa é do Sócrates! Com a barriga cheia grita-se mais alto.
Dantes era tudo mais calmo. Os pobres já eram pobres, os ricos já comiam as vacas gordas, mas quase nunca se ouvia gritar... a polícia comia os restos das vacas que os ricos deixavam. Quem pensasse gritar estava feito ao bife (desculpem este deslize Lisboeta).
É claro que têm razão os que dizem que Portugal vai mal, é pena mas ainda vai durar mais uns tempos; não sou economista mas sei ler os jornais, ouvir as notícias e analisar as situações. Vai mal de facto, mas digam-me, na Europa quantos países é o que vão bem? Quantos é que progrediram tanto como Portugal em termos económicos? Quantos são os que melhoraram as infra-estruturas de maneira exponencial? Quantos ousaram por em prática reformas pesadas, impopulares mas absolutamente necessárias? Quantos na Europa se içam tão rapidamente ao nível da excelência nos domínios das tecnologias modernas, das ciências e da medicina? Quantos países passaram da “Liberdade Zero” à liberdade total?
Tem sido o trabalho de muitos governos desde o 25 de Abril, mas que cada um faça um esforço de memória e de política ficção. Isto é: lembrem-se da governação anterior à de José Sócrates, prolonguem os seus efeitos por estes anos em que o PS governa e respondam-me, se quiserem ou se forem capazes: o País estaria melhor?
Eu digo, nem pensar nisso! Os que agora criticam, quando a carne falta, não sabem inventar bons pratos nacionais.
Não deixemos que a ADN do Velho do Restelo se propague mais que a dos inventores de Tripas, senão temos o caldo entornado!

Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire