Paris - 31/12/2009 - Segundo o eurodeputado Vital Moreira, numa entrevista ao SOL, Manuel Alegre não é um candidato ganhador para as eleições presidenciais, afirmando no entanto que a sua candidatura é «um facto político irreversível». Explica o eurodeputado que “Alegre está demasiado à esquerda, que não conquista espaço ao centro e que se deixa cooptar pelo Bloco de Esquerda”!
Lá que a candidatura de Manuel Alegre é um facto político irreversível, é.
Mas afirmar que um histórico do PS que está muito à esquerda e que por isso não é um bom candidato, parece-me o resultado duma reflexão que deve arrepiar muito socialistas que como eu, não concebem o PS senão à esquerda. Também utilizar o verbo cooptar para mencionar a relação do Bloco de Esquerda com Manuel Alegre me dá ideia que Vital Moreira talvez não se tenha apercebido que se os eleitos pelo PS agirem como homens de esquerda, é provável que muitos militantes do BE não encontrem a necessidade de utilizar outra “camisola” que a do PS, pois eles também são Socialistas.
Todos os homens do Centro compreendem qual é função dum Presidente da República e não me consta que noutros tempos, algum tenha caído em apoplexia quando presidentes de Esquerda foram eleitos.
Para ganhar eleições, sejam elas quais forem, claro que muitos factores entram em jogo, nomeadamente o apoio do Partido. No entanto o candidato escolhido deve possuir algumas qualidades: ter a envergadura do cargo a que se propõe, ter honestidade intelectual (e não só) necessária para assumir altas funções, acreditar nas suas ideias, ser coerente e capaz de trabalhar para o bem de todos e ter o carisma e a eloquência que permitam que tudo isto seja, para quem vota, tão evidente como o nascer do Sol cada dia.
Não acredito que o PS continue a fazer erros de casting.
Talvez haja melhor, mas quanto a mim Manuel Alegre está muito bem!
Aucun commentaire:
Enregistrer un commentaire