Paris - 25 de Abril de 2010 - Acontece todos os dias, pergunto aos jornais, à televisão à Internet à rádio e “é sempre a mesma melodia” (olha! lembrei-me do Luís Cília naquela: “é sempre a mesma melodia, Salazar e a sua democracia...), o vento só traz desgraças, de sério, nada me diz!
Já vou ficando saturado, ainda por cima, para além destas fontes de (des)informação, não enxergo nenhuma candeia que me diga que não há desgraças!
Felizmente há o 25 de Abril, nesse dia sim, de cravo na lapela só se respira felicidade! Lembramo-nos do bom que foi quando em 1974, a Liberdade invadiu os nossos corações. Reparamos que ainda ninguém esqueceu daquele dia (pelo menos nas comunidades), encontramos os mesmos sorrisos nas caras amigas de há 36 anos (...Ó tempo volta para trás) ou nas dos filhos e pensamos que valeu a pena fazer o que fizemos e que vale a pena continuar, contra ventos e marés.
Hoje no “R de Flora”, num almoço de confraternização das secções do PS Português de Paris e das Yvelines, que pela primeira vez se uniram para partilhar os valores do socialismo. Na opinião geral a experiência tem de ser renovada de tal forma agradou aos trinta e tal presentes. O entusiasmo foi o grande e o 25 de Abril foi enaltecido com emoção por Alda Pereira-Lemaitre, única “Maire” lusodescendente de França e aderente da secção do PS Português de Paris e por Pascal Joseph, “Maire adjunto” de Paris 20, primeiro francês que aderiu à nossa secção.
Muitos amigos e camaradas presentes, salientemos o Fernando Graça, o João Heitor a Lurdes Rodrigues o Parcídio Peixoto. O Nosso Deputado Paulo Pisco, que encontrei no dia 24 em Pontault-Combult, na comemoração dos 36 anos da APCS e do25 de Abril, teve de voar para a Assembleia, para assistir à cerimónia oficial. Lamentámos que não se tivesse podido encontrar uma data que lhe desse mais jeito... mas fica para a próxima. Paulo Pisco
pediu-me para transmitir um abraço a todos os militantes da secção e amigos presentes.
Ali se cantou Zeca e Adriano e de cravo ao peito nos despedimos, até Abril. Sempre!
Aucun commentaire:
Enregistrer un commentaire